segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Véus


É comum em várias regiões do Oriente as mulheres cobrirem a cabeça e o rosto com véus,tendo para isso diferentes motivos e estilos de uso.

Na Índia elas se cobrem em sinal de castidade, envolvem o corpo em saris, de 5 metros de comprimento,que terminam por lhes cobrir os cabelos,geralmente penteados com uma trança e enfeitados com pérolas e flores.

No Mundo Árabe os véus são parte da rotina de qualquer pessoa ,seja para proteger a cabeça do calor,seja por motivo religioso,ou como adorno; sobre o véu na altura da testa,é usada uma tiara com moedas de ouro e prata presas a correntes que caem nas têmporas e tilitam com o caminhar.

As privilegiadas mulheres da sociedade enfeitam a cabeça com jóias e adornos preciosos.Com a modernização dos costumes ,nos países mais ocidentalizados como Líbano Síria Egito, as famílias gradualmente estão abandonando a obrigatoriedade do uso dos véus ,ainda que isso represente uma deferência e respeito aos padrões religiosos.

Entre as beduínas do deserto,o véu é muito mais uma necessidade do que um modismo,uma vez que a temperatura pode ultrapassar 50 graus,sem falar das tempestades de areia que ferem os olhos ,o sol causticante,e vento noturno que sopra gelado.

A maioria das religiões do Oriente impõem a mulher recato discrição, e consideram provacação expor aos olhos masculinos, as feições,os cabelos sedosos,a expressão do olhar ,e em países ultra conservadores de um islamismo extremado,como a Arábia Saudita e demais países do Golfo,elas devem usar um manto negro semelhante ao das madres que lhes oculta completamente o rosto e corpo,desde a adolescência,não sendo jamais permitido tirá-lo em público.

No Norte da Africa, embora prevaleça o islamismo,as mulheres podem mostrar o rosto, mantendo a cabeça coberta.

É verdade que os cabelos sempre foram símbolo de sedução e sensualidade. Cobrí-los não apenas demonstra recato e compostura mas é a forma correta de se dirigir às divindades,como se o véu nos envolvesse e se incorporasse à nossa aura ,nos preservando do mundano,e nos convidando à interiorização.

Do mesmo modo velar e desvelar-se com os véus demonstra a sutileza do poder feminino,onde ela se esconde do mundo e ao mesmo tempo se oferece ao seu escolhido .
Nas Mitologias antigas ele representa as muitas formas da natureza com as quais o espírito se reveste.


Fonte: www.giselebomentre.com.br/danca_do_ventre.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARQUIVO DE POSTAGENS DO BLOG